Esportes Paraibano Paraíba

Com Botafogo-PB melhor entre paraibanos, CBF divulga ranking nacional de clubes de 2021

Veja matéria

18/12/2021 às 21h32
Por: Redação
Compartilhe:
FOTO : Ascom/Botafogo-PB
FOTO : Ascom/Botafogo-PB

 

Com o fim dos campeonatos nacionais na temporada de 2021, a Confederação Brasileira de Futebol seguiu a tradição e divulgou o ranking nacional de clubes deste ano no fim da última quinta-feira (16).

Esta tabela é feita baseada no resultado do desempenho dos clubes nas competições nacionais nos últimos cinco anos, e a cada ano é atribuído um peso a ser transformado em pontuação. Copa do Brasil e Série D, neste caso, são os critérios para os times paraibanos que aparecem na lista, que são Botafogo-PB, Treze, Campinense, Sousa, Atlético de Cajazeiras e Serrano.

O primeiro entre os times do estado que aparecem no ranking segue sendo o Botafogo-PB, que está na 51ª posição, com 2227 pontos. Em seguida vem o Treze, na 67º colocação, com 1374. O Campinense aparece na sequência, com 1191, no 72º lugar. Com 307 pontos e sendo o 143º colocado vem o Sousa e, por fim, aparecem Atlético de Cajazeiras e Serrano, com 207 e 153 pontos, nas posições 170 e 185, respectivamente.

Em 2020, o Belo estava na 47ª posição, a Raposa na 70ª, Galo na 73ª, Dinossauro na 159ª e Serrano na 160º.

Antes apenas servindo como registro histórico, o ranking nacional de clubes serve atualmente para definir alguns critérios em competições nacionais, como mando de campo na Copa do Brasil e, no caso da Copa do Nordeste, o melhor rankeado de cada estado garante uma vaga ao menos na fase prévia, independente de seu resultado no estadual, que é quem define os participantes que vão direto para a fase de grupos.

Desta forma, como segue entre o melhor dos paraibanos, em 2022 o Belo, mesmo que não seja finalista do Paraibano, poderá jogar a fase prévia do Nordestão, assim como aconteceu nas duas últimas temporadas.

A CBF também divulgou o ranking nacional de federações, que serve para definir, entre outras situações, o número de participantes por estado na Série D e Copa do Brasil. A Paraíba ficou na 16ª colocação, com 5456 pontos, na mesma posição em que esteve em 2020, quando tinha 5313 pontos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias